terça-feira, 27 de setembro de 2011

Goethe

Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 28 de Agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Era o filho mais velho de Johann Caspar Goethe. Homem culto, jurista que não exerceu a profissão, Caspar vivia dos rendimentos de sua fortuna. A mãe de Goethe, Catharina Elisabeth Goethe (1731 1808), procedia de uma família de poder econômico e posição social. Casou-se aos 17 anos e teve outros filhos, dos quais apenas uma viera a chegar à idade adulta.
Educados, inicialmente, pelo próprio pai e, depois, por tutores contratados. Goethe e a irmã receberam uma ampla educação que incluía o estudo de francês, inglês, italiano, latim, grego, ciências, religião e desenho. Goethe teve aulas de violoncelo e piano, além de dança e equitação. O contato com a literatura se deu desde a infância, através das histórias contadas por sua mãe e da leitura da Bíblia. A família tinha uma biblioteca que continha mais de 2.000 volumes.

Teoria de Luminosidade           

            Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) se opôs a descoberta de Newton de que existem sete cores no espectro com a teoria de que existem somente seis cores visíveis sob as condições naturais de luz do dia. Para ele, a cor era composta de luminosidade ou sombra.
      Goethe era um pintor e seu interesse na forma em que realmente vemos e experienciamos a cor estimulou os teóricos e os artistas posteriores. Em suas observações descreveu os efeitos do "positivo" e "negativo" da cor sobre a mente.
Baseado nas pesquisas de Newton, Goethe mostra em aquarela os resultados de dois experimentos de luz passando através de um prisma: as três cores principais do espectro de Newton - laranja, verde e azul violeta - seriam percebidas em um quarto escuro, através de um raio controlado de luz; no espectro de Goethe, as cores principais seriam azul cian, vermelho (que ele chamou de púrpura) e amarelo - vistos pelo olho a luz do dia. Juntando as seis cores formou a base do círculo das cores.

Figura 1 - Círculo das Cores de Goethe
Figura 2 - Aquarela de Goethe

       Goethe havia observado em uma paisagem: "Durante o dia, devido aos tons amarelados, as sombras tendem a tornar-se violeta... ao pôr-do-sol, quando seus raios difusos são do mais bonito vermelho, a cor da sombra torna-se verde". Já havia observado a complementaridade das cores.

Fonte: http://www.faac.unesp.br/graduacao/di/downloads/cores/Teoria_das_Cores.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário