segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sistema de Informação e as suas vantagens

             Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
    Com o Sistema de Informação estruturado a apresentação das informações necessárias e também já propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e de fontes seguras.
      A informação é o insumo mais importante para as tomadas de decisão. Segundo LACOMBE e HEILBORN (2003, p. 450);
“o que caracteriza, na empresa, o sistema de informações gerenciais, não é o fato de se dispor de um conjunto de informações arrumadas de forma inteligível, mas sim sua integração, consistência, processamento e comunicação, incluindo a forma de apresentação e o acesso dos administradores ao sistema, bem como a sua eficácia e utilidade gerencial para ações e providência administrativas em tempo hábil”.
   Os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:
·       Redução dos custos das operações;
·       Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
·        Melhoria na produtividade;

Sistema de Informação Gerencial na área de Webdesign

A popularização da Internet e o seu uso mais frequente em setores comerciais fazem com que novas oportunidades se abram perante este novo contexto.
Segundo estudiosos, SIGs são caracterizados por fornecer para os gerentes informações na forma de relatórios e exibições em vídeo.
Os métodos usados para a confecção dos relatórios concentram-se em pesquisas bibliográficas e experimentais, através de programas muito conhecidos, como: Webdesign Macromidia® Dreamweaver, que são utilizados para a criação do meio de comunicação da empresa.
Os resultados iniciais são conhecidos como e-commerce, assim com as informações sobre os produtos vendidos e a quantidade por mês do mesmo, ficam bem mais óbvias as informações para os tomadores de decisões.


Exemplo de SI: A figura 1 apresenta a compilação dessas telas.                          




Figura 1: Protótipo de SIG proposto.

Esta ferramenta de sistema de informação gerencial é um adicional para o tomador de decisão da empresa. Com ela, ele poderá avaliar quais produtos estão saindo mais ou menos, efetuar promoções com os mesmos, entre outras coisas, além de ter um sistema de venda pela Internet.
Na área de Design Gráfico como também no Webdesign o SIG tem uma importância relevante principalmente nas vendas, onde os Sistemas de Informação fornecem informações valiosas em menos tempo e um custo relativamente baixo. Um exemplo simples é um Sistema de Informação recebe os dados informados pelo usuário, o Sistema avalia, processa e geram a informação necessária.
A Trivus - Sistemas de Informação dedica-se à construção de sites para as mais diversas áreas de negócio, nomeadamente e-commerce.

Conclusão
Os Sistemas de Informações são importantes em todas as áreas e tem um papel crucial na tomada de decisões, ajudando na coleta de dados para transformações em informações para auxiliar a tomada de decisões. Com a área digital de computadores e web agilizou todo o processo de tomada de decisões, gerando mais produtividade e lucros para a organização.

Referência Bibliográfica

·             http://www.usp.br/siicusp/Resumos/16Siicusp/2110.pdf
·             http://www.trivus.com/
· http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/

Por Alessandra Ramalho e Luana Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário