terça-feira, 15 de março de 2011

Netiqueta

Netiqueta é a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa “rede”) e o termo “etiqueta” (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.

Deste conjunto de normas de conduta,  podemos destacar algumas dicas:




- Use carinhas:
Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smileyes. Um deles é :-) e significa qua a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.





- Guerras pessoais: Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Não diga para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.

- Seja objetivo: Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão. 

- Resposta (Reply): Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda!



- Leia antes:
Ao enviar mensagens para listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.



- Assunto (Subject): Use um formato adequado. A linha de subject (assunto) de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.


- Assinatura:
"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.

- Sem acentos: Tente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres especiais e insira um máximo de 70 caracteres em cada linha.





- Não GRITEEE!!! : Evite escrever mensagens em caixa alta. ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Quando quiser ressaltar uma frase ou palavra use *escreva entre sinais de asteristico*, que obterá o mesmo efeito.



- Endereçamento:
Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply to: da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.





- Envio à lista: Se a mensagem foi recebida de uma lista de discussão, o endereço de Reply normalmente é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida.





- Subscrever:
Ao subscrever uma lista, certifique-se de que está usando o endereço próprio para subscrição e não o endereço da lista propriamente dita. Ao receber a confirmação de subscrição ou regras da lista, salve-a para consulta futura.



- Várias mensagens:
Evite enviar mensagens para diversas listas ou newsgroups, a não ser que você esteja realmente certo de que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem a mensagem foi destinada.




- Divulgue:
Divulgue o que você obteve ou recebeu. É comum, depois de pedir informções via news, o solicitante resumir as respostas recebidas e divulgar para que outras pessoas também sejam beneficiadas. A melhor maneira é juntar num mesmo arquivo toda a informação recebida e enviar para os mesmos destinatários do pedido original.



- Resumo: Ao responder uma mensagem mantenha apenas as informações estritamente necessárias do e-mail original. Retire os cabeçalhos, evite duplicar informações e faça um breve relato explicando do que se trata. Não se esqueça de citar as fontes.




- Envio de arquivos:
No caso de arquivos de dados e programas volumosos obtidos através da rede, avise aos potenciais interessados que você os obteve e coloque-os à disposição para cópia, evitando que a rede seja congestionada por múltiplas transferências da mesma informação.



- Copyright: D
ireitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem.



- Cópia indevida:
Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.



- Divida informações:
Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas. Não seja egoista com companheiros de listas e interlocutores na Internet. Divida suas informações e nunca negue ajuda, quando estiver ao seu alcance. Lembre-se que um dia você poderá esta na mesma situação. Ao informar sobre um bom programa nunca deixe de mensionar onde as pessoas poderão adquirí-lo.


- Shareware:
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware. Se gostar realmente de um shareware, não se furte em registrá-lo, sob penas de seu autor ficar sem condições de atualizá-lo. Nunca deixe de registrar programas de uso comercial.

- Propaganda: Muito cuidado ao divulgar propaganda em listas e newsgroup. A Internet é um ambiente um tanto averso a apelos comerciais e boa parte do núcleo de suas redes e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e punida com a expulsão do infrator.

- Cuidados: Utilize as ferramentas de busca disponíveis na rede, tais como Archie e Veronica, para identificar as fontes mais próximas da informação desejada. Sempre que possível, certifique-se de que o arquivo encontrado contém a informação esperada antes de fazer a transferência. Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas anti-vírus de seu computador estão acionadas.

Fonte: http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm

Um comentário:

  1. oi, também sou de jundiaí, passava por aqui e gostei do seu blog, quero cursar design gráfico tmb, estou de seguindo.. se puder visitar meu blog também, gostar e quiser seguir, o endereço é http://eyelinerncigarretes.blogspot.com/ obrigada :D

    ResponderExcluir