Itten
Johannes Itten (1888-1967) foi um professor da escola Froebel treinados elementares. Após o treinamento em Genebra e Stuttgart, Johannes Itten estabeleceu-se em Viena em 1916 onde ensinou em sua escola própria arte. Ele conheceu Walter Gropius que, em 1919, o convidou para participar do Bauhaus, que tinha recentemente estabelecida em Weimar, a capital alemã. A Bauhaus foi fundada pela combinação da Arte Weimar Academia e das Artes e da Escola Weimar Ofícios. Estudantes nesta nova escola foram treinados por ambos um artista e um artesão.
Seus esforços artísticos procuraram alcançar uma produção artística abrangente. Mais tarde ele foi para ensinar em Berlim, Krefeld e Zurique, onde, após sua aposentadoria, ele produziu uma parte considerável de sua obra. Johannes Itten morreu em Zurique em 1967.
Teoria
Johannes Itten escreveu vários livros sobre teorias da cor. O mais influente foi The Art of Color. O livro trata de contraste, saturação e matiz.
Itten baseia sua teoria sobre a ciência e as técnicas dos mestres. Ele criou as rodas de cor, estrelas, triângulos e esferas para apoiar os seus pontos. A roda de cor foi mais tarde incorporada muitos sistemas, incluindo sistemas operativos, em que organizes cor.
Itten estabeleceu uma abordagem estrutural para o estudo e uso da cor com base principalmente na oposição claro-escuro. O contraste frio-quente é provavelmente o mais importante. A gama de cores vermelho-amarelo é quente e a faixa azul-verde é legal. Itten também cita contrastes complementares e simultâneos.
“Cor é vida, por um mundo sem cor aparece-nos como mortos. As cores são idéias
primordiais, os filhos da luz .. ” Johannes Itten.
Fonte: http://froebelweb.tripod.com/web2018.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário